CHOQUE DE REALIDADE - AS CINCO DISCIPLINAS DE SENGE NO SISTÊMA POLÍTICO DO BRASIL
NO SISTÊMA POLÍTICO DO BRASIL
ACADÊMICA: ESTELA CRISTINA DUFLOTH GUTSCHOW
1- DOMÍNIO PESSOAL: Percebe-se, diante dos caminhos escolhidos pelo governo do Brasil, que há uma grande defasagem de competências específicas em indivíduos que atuam nos processos de tomada de decisão. Além destes, não há, dentro dos planejamentos governamentais, projetos que envolvem a troca de experiências e conhecimentos, afim de desenvolver ou aprimorar as competências destes membros. O texto apresenta que os desafios políticos do país continuam aumentando e pesam cada vez mais sobre a capacidade e a vontade do governo de submeter ao congresso um orçamento consistente com a correção da política, corroborando que a falta de competência acarreta na atual situação do país.
2 – MODELOS MENTAIS:
De acordo com a matéria, um dos fatores que acarretaram a quebra econômica do país se dá pelos anos de uma política populista e suicida, que desorganizou as finanças públicas, desestabilizou a inflação, derrubou o ritmo de crescimento e arruinou a confiança. Mesmo com as advertências e alertas dos principais economistas, a presidente Dilma decidiu pagar para ver e desafiou as leis mais básicas de uma economia moderna. Neste contexto, se métodos apontados por Senge, como a coluna da esquerda e a indagação recíproca fossem utilizadas antes da tomada de decisão, tornando o pensamento tácito em explícito e sujeitos a análise de outras pessoas, certamente outros caminhos seriam seguidos.
3 – VISÃO COMPARTILHADA:
Neste quesito, evidencia-se o antagonismo de opiniões que ocorre entre as plataformas do governo. De acordo com a publicação, o governo, através do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, objetiva acelerar o processo de enxugamento da máquina pública; entretanto, há vozes importantes contrárias ao caminho proposto por Levy, dentre eles o Ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante e do Planejamento Nelson Barbosa. Com