Indios tarahumaras
Segundo o Censo Supremo Tarahumara de 2005, 105 mil desses índios vivem em um território de 54 mil km², isolados ao redor de cânions, desfiladeiros e picos rochosos das montanhas da Si erra Madre Ocidental, no Estado de Chihuahua, noroeste do México.
Os tarahumaras amam o silêncio e vivem isolados no território de difícil acesso. Por isso mesmo sobreviveram aos ataques dos conquistadores espanhóis, ao contrário dos maias e astecas.
Os índios tarahumaras são considerados os melhores corredores de maratonas do mundo, segundo estudos da Universidade do Arizona.
Embora sua longa corrida feitas com pés descalços ou com uma simples sandália artesanal de solado de borracha tem inspirado a indústria esportiva e o best-seller Nascido para correr.
Em suas atividades normais diárias correm em média 26 km por dia. Para esses índios, correr é mais do que esporte, a corrida é literalmente a vida.
Muito comum em nossos hábitos esportivos, alguns atletas iniciam num ritmo mais forte até cansar. Pois naturalmente é assim que os Tarahumaras sobrevivem. Eles se destacam não pela velocidade, mas sim, pela resistência. Para capturar animais silvestres como veados, perus selvagens e coelhos, usam a tática de perseguir os animais até que estes caiam de cansaço.
Desde 1992 os Tarahumaras têm sido levados para participar de competições públicas. Os resultados são inesperados, em decorrência do seu nível cultural, pela falta de apreço por premiação, por sua timidez e desconhecimento dos equipamentos utilizados.
http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/469/artigo240235-1.htm