Projeto show
México é a terra onde tudo é possível, onde a ficção torna-se realidade pura e, a realidade pura ficção.
E é que, o México é um país nascido de inumeráveis existências e miragens. Com um passado indígena e um presente mestiço e indígena, seu futuro e possibilidades pertecem ao mundo da imaginação. México é, em poucas palabras e como bem o expresara Carlos Fuentes, a cultura de Quetzacoatl a Pepsicoatl.
Quem viaja ao México realiza uma viagem ao mundo da ficção. México não é só praias e ruínas, México é composto de impressionantes desertos, altas montanhas, mares azuis, ilhas cativadoras, cidades coloniais, rios e selvas, onde a aventura é a nota caraterística. Todos estes elementos de realidade, o perfeito quadro para os místicos costumes de sua povoação, onde a vida e a morte presidem em cada cena diária. O resultado deste estranho encontro é uma apoteose de brilhos para deslumbrar os olhos e, comover o espírito. México é a diversidade por excelência, o ponto de encontro entre realidade e ficção.
E para demostrar um pouco: no Dia de Finados, por exemplo, vende-se nas padarias "pão de morto" e caveiras de açúcar e chocolate além, de instalar preciosos e elaborados altares em cada casa, com oferendas para os que já foram. Porque cada espírito regressa à terra, atraído pelos cheiros e sabores, os quais na vida mais gostavam. Para guiar-lhes da tumba até a casa, faz-se um caminho com "flores de morto". Os cigarros habituais, o guisado e a fruta preferida e garrafas de pulque (licor de pita), águardente de pita ou tequila, esperam iluminados pelas velas. Esta é a realidade, nada de ficção, verdade pura.
Se nesta travessia à diversidade, à cor, à imaginação, à música, o doce e o picante e ao surpreendente universo de possibilidades que significa México, você cruza a fronteira entre realidade e ficção, não se alarme e siga ao pé da letra o conselho do refrão que diz: "Para todo mal, águardente e, para todo bem, também".
População e Costumes