Antropologia Missionária
Cap 1 - DIFERENÇAS CULTURAIS
Diversas culturas no mundo – cada qual sua própria idéia sobre qualquer assunto. As Considera universal e correta.
Diferentes tipos de comida:
Exóticas para nós, normais em outras culturas. Insetos, escorpiões, ratos, cachorros, larvas,etc.
Costumes:
Filipinas – Missionário fica chateado porque as visitas limpavam todos os utensílios de sua casa antes de usar. Na cultura deles isto era normal e uma maneira de honrar o anfitrião.
Jordânia – Cada tipo de bebida demanda um tipo correto de xícara ou copos, servir erroneamente pode desonrar a visita. Existe um café que é um código cultural para falar que a visita acabou.
Vestimentas:
No zaire – Povo ngbakas – Os presbíteros da igreja plantada neste povo, recusaram-se a exigir que as mulheres usassem blusas na igreja. Motivo: somente prostitutas as usavam.
Nos países árabes – Véus cobrindo os cabelos, Hijabs e Burkas são usados cobrindo menos ou mais as mulheres de acordo com a orientação religiosa menos ou mais radical.
Se não entendermos as razões de determinados costumes, não poderemos apreciá-los, muito menos aceitá-los.
Rimos de situações que nos parecem engraçadas ou bizarras, porém também somos estranhos:
Um Líder africano usa capa de chuva num dia de sol, porém no Brasil pastores o oficiais usam paletó e gravata no calor.
Um casal trabalha com Índios sem roupa, mas a esposa do missionário aumenta o tamanho da bermuda dele por consirerá-la indecorosamente curta.
Irmão (USA) pergunta a missionário que trabalhava com um povo que não usava roupas: Você tem ensinado a doutrina das roupas santificadas?
Erro cultural: pensar que somos melhores, julgar sem saber porque agem daquela forma. Assim como analisamos, estamos sendo analisados.
Tailândia – Hospital: Homens não podem ficar no térreo enquanto mulheres no 1º andar acima. Motivo: O homem deve ter mais importância do que a mulher, e esta não pode estar acima dele.
Países