Indices financeiros de Caxias
Neste contexto, os fluxos de investimentos se espalharam pelo estado, adentrando no interior e iniciando uma tendência a maior regionalização da economia que resultaria na recuperação econômica do estado do Rio de Janeiro. Com isso, houve uma renovação da economia fluminense e diminuição da influência da metrópole.
O município de Duque de Caxias apresenta uma grande população, cerca de 850 mil habitantes. E possui um dos parques industriais mais dinâmicos do estado com concentração nos setores de química e petroquímica, estimulados pela presença da REDUC (Refinaria de Duque de Caxias), a implementação desta influenciou a dinâmica econômica do município, antes considerado “cidade dormitório” devida à concentração econômica exercida, até então, apenas na cidade do Rio de Janeiro.
Duque de Caxias tem o terceiro maior Produto Interno Bruto do estado (dados de 2011), e isso se deve principalmente à Reduc, porém esse PIB elevado não se assemelha com os níveis de qualidade de vida de seus habitantes, ocorrendo no interior do município um processo de divisão referente aos que residem mais afastados do centro, pois “o poder público realiza um atendimento seletivo e diferenciado que privilegia a área central, o que é facilmente perceptível na paisagem urbana do município” (SIMÕES, 2007, p.232).
O mercado de trabalho se apresenta dinamizado pelos setores que mais empregam: os serviços, o comércio