Analise
1.4 Metodologia de Desenvolvimento do Projeto
Através deste trabalho, será desenvolvido um diagnóstico e avaliação da situação econômico-financeira da empresa Marcopolo.
O trabalho será dividido em quatro fases. A primeira fase é uma abordagem teórica, percorrendo conceitos e métricas de avaliação. Esta abordagem teórica é fundamental para o posterior entendimento das análises e avaliações que serão desenvolvidas.
Na segunda fase , será realizada a caracterização da empresa escolhida, com levantamento de informações contábeis a serem coletadas dos Realeses divulgados pela empresa.
Na fase seguinte, serão apurados índices econômicos e financeiros como liquidez, solvência, endividamento, entre outras métricas.
Na última fase, se encontram as avaliações e conclusões acerca das análises e resultados obtidos no decorrer do estudo.
Introdução
Por meio das demonstrações contábeis, principalmente Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício, extraem-se índices para avaliação da situação econômico-financeira de uma empresa, que aportam a tomada de decisão. Estes índices são utilizados tanto por gestores, quanto investidores, credores, pesquisadores, analistas e consultores da área contábil-financeira.
Para Garrison e Norren (2001) "os índices não devem ser considerados um fim, mas sim um ponto de partida", pois a partir dos números apurados é possível realizar diversas análises e avaliações mais profundas sobre a situação de uma empresa.
No presente estudo, será realizada uma análise econômico-financeira da empresa Marcopolo, sociedade anônima de capital aberto, fundada em 1949 e sediada no Rio Grande do Sul. Atua na fabricação de ônibus, carrocerias para ônibus e componentes.
A Marcopolo é líder no mercado brasileiro com 46,3% de market share, e destaca-se como uma das mais importantes fabricantes mundiais.
A escolha desta empresa se deve, principalmente, pelo destaque que suas ações tiveram no ano de 2010, atingindo