guerra do paraguai
A guerra do Paraguai
Professor Nilson
20/05/14
Índice
Introdução..........................................................................02
Desenvolvimento................................................................05
Conclusão..........................................................................06
Anexos...............................................................................08
Introdução
Neste trabalho vou falar sobre a Guerra do Paraguai que aconteceu entre 1864 e 1870. Também falarei de suas causas e sobre a batalha e liderança de Caxias, por ultimo das suas principais conseqüências. Leia mais a seguir:
02
Desenvolvimento
A partir da ambição do ditador Francisco Solano, que tinha o objetivo de aumentar o território paraguaio e ter uma saída para o Oceano Atlântico, através dos rios da Bacia da Prata. Ele iniciou o confronto com a criação de vários obstáculos impostos às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através da capital paraguaia.
Suas causas eram: Vendo a província de Mato Grosso, o ditador paraguaio aproveitou-se da ruim defesa do Brasil naquela região para invadi-o e conquistá-lo. Fez isso sem grandes dificuldades e, após esta batalha, se sentiu motivado a dar continuidade à expansão do Paraguai pelo território que pertencia ao Brasil. Seu próximo alvo foi o Rio Grande do Sul, mas, para atingir ele, necessitava passar pela Argentina. Então, invadiu e tomou Corrientes, província Argentina que, naquela época, era governada por Mitre.
03
Batalhas e liderança de Duque de Caxias A guerra durou seis anos, e já no terceiro ano, o Brasil estava com muitas dificuldades na organização de sua tropa, pois além do inimigo, os soldados brasileiros tinham que lutar contra o falta de alimentos, de comunicação e ainda contra as epidemias que os matavam