História da Educação
Em 1759,os jesuítas foram expulsos de Portugal e de suas colônias abrindo um enorme vazio que não foi preenchido nas décadas seguintes. As medidas tomadas pelo ministro D.José I ,o marques de Pombal, sobretudo a instituição do subsídio Literário, imposto criado para financiar o ensino primário não surtiu nenhum efeito. Só no começo do século seguinte com a mudança da sede do Reino de Portugal e a vinda da família Real o Brasil-Colônia, a educação e a cultura tomaram um novo impulso, com surgimento de instituição culturais e científicas de ensino.p.8
No ano (1822) a Proclamação da Independência formalizou a emancipação no plano político; sofreu um inédito impulso cultural e educacional que atingiu em creio a formação de suas liderança intelectuais e políticas.p.08
O entusiasmo pela educação típico dos anos 10,depositava na” desanalfabetização “ a esperança de “redenção social”do Brasileiro .p.104 O período da República constitui em reformas do ensino que o regime republicano produziria.
É respondendo ao período de turbulência que se iniciava marcado por uma crise política que se resultaria na Revolução de 30 , essa mesma lei estabeleceu o controle ideológico do Estado sobre o sistema de ensino.
Exigida no vestibular ,a Instituição Moral e Cívica passou a entregar ,pela primeira vez no país ,os currículos das escolas primárias e secundárias.
Ao povos propôs uma reflexão sobre a educação brasileira vale lembrar que só em meados do século X