Indicadores de desempenho
BRASÍLIA - DF 2009
Secretário de Planejamento e Gestão
Cláudio Sarian Altounian
Equipe Responsável
Daniel Luiz de Souza
Márcio Lemos Said
Markus Buhaten Koch
Ricardo Araújo Malachias
Leonard Renne Guimarães Lapa
1 INTRODUÇÃO
Conseguir uma gestão eficiente e comprometida com os resultados requer, diversas transformações.
O surgimento de lideranças internas, a incorporação de técnicas modernas de gestão, o estabelecimento de metas de desempenho mensuráveis, um quadro de pessoal participativo e o comprometimento com uma gestão de melhor qualidade são algumas dessas transformações.
Uma das ferramentas mais utilizadas para o desenvolvimento desse tipo de gestão é o uso de indicadores para a mensuração e a avaliação do desempenho institucional. Um sistema de informação sobre gestão e desempenho abre a possibilidade de maior eficiência na alocação de recursos físicos, humanos e financeiros, bem como incrementa a autonomia e a responsabilidade de dirigentes.
A tomada de decisões e a execução de ações devem estar suportadas por medição e análise do desempenho, levando-se em consideração as informações disponíveis. Para este instrumento as informações e dados definem tendências, projeções, causas e efeitos e devem, portanto, subsidiar o planejamento, a avaliação, a tomada de decisão e a implementação de melhorias.
Para ele, a excelência da gestão pressupõe: obtenção e tratamento sistemático de dados e informações de qualidade, alinhados às suas necessidades; sistemas de informações estruturados e adequados; e obtenção e uso sistemáticos de informações comparativas.
Dirigir e operacionalizar uma organização ou unidade organizacional com sucesso requer que a gestão seja feita de forma sistemática e transparente. Esse sucesso geralmente decorre da implementação e manutenção de um sistema de gestão projetado para a melhoria contínua da eficácia e da eficiência do desempenho.
Um sistema de indicadores de desempenho bem