Indicadores de Desempenho
Existem indicadores para diferentes áreas, de acordo com muitas metodologias. Estes indicadores dão dimensões e medidas sobre o desempenho da empresa em todas as áreas. Ex:
- Indicadores operacionais: demonstram a relação entre quantidade de trabalho a ser realizada em relação ao tempo;
- Indicadores de custos: mensuram os gastos na realização da atividade produtiva;
- Indicadores financeiros: que são normalmente utilizados na avaliação de empresas e podem apresentam alguns grupos de trabalho, como por exemplo, Patrimônio Líquido, Liquidez, Rentabilidade, etc.
Um Indicador-chave de desempenho (em inglês Key Performance Indicator (KPI)), mede o nível de desempenho do processo, focando no “como” e indicando quão bem os processos permitem que o objetivo seja alcançado. KPIs são “veículos de comunicação”. Permitem que os executivos do alto escalão comuniquem a missão e visão da empresa aos mais baixos níveis hierárquicos, envolvendo diretamente todos os colaboradores na realização dos objetivos estratégicos da empresa.
Os indicadores de desempenho tiveram sua aplicação estendida às mais diversas questões referentes aos negócios e empresas. Com os recursos disponíveis de TI, pode-se gerar indicadores para qualquer etapa de um processo e medir o seu resultado. A combinação de indicadores pode apontar o sucesso e a conclusão de um objetivo estratégico na empresa.
Cabe aos altos executivos e suas equipes, definirem quais serão os indicadores de desempenho, pois em uma empresa podem existir diversos indicadores que de alguma forma apontam resultados. Devem ser eleitos como KPIs apenas aqueles cujo atingimento seja capaz de alinhar a empresa com a sua visão e objetivos estratégicos. Uma ferramenta que comumente utiliza indicadores é o BSC.
Outro fato importante referente aos KPIs, é que quando forem compatíveis e disponibilizados, é possível comparar desempenhos entre empresas. As empresas de melhor desempenho podem servir de benck