Indicadores de desempenho
Resumo: A competitividade tem se tornado um fator determinante na estabilidade da empresa. Alguns conceitos foram utilizados para analizar o desempenho da empresa, entretanto, esses conceitos estavam cada vez menos compatíveis com a realidade da produção, havendo assim a necessidade de formulação de novos conceitos, os indicadores de desempenho.Os indicadores propiciam melhor suporte às tomadas de decisões em todos os níveis das organizações e a manutenção, por sua vez, como função decisiva na obtenção de qualidade, produtividade e melhores resultados das empresas, merece destaque na utilização dos indicadores de desempenho.
Palavras-chave: indicadores, índices, desempenho, manutenção.
1. INTRODUÇÃO
A manutenção é definida como a combinação de ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida (NBR 5462-1994), ou seja, manter significa fazer tudo que for preciso para assegurar que um equipamento continue a desempenhar as funções para as quais foi projetado, num nível de desempenho exigido.
Basicamente, as atividades de manutenção existem para evitar a degradação dos equipamentos e instalações causada pelo seu desgaste natural e pelo uso e ou para recuperar a boa funcionalidade e confiabilidade dos equipamentos. Esta degradação se manifesta de diversas formas, desde a aparência externa ruim dos equipamentos até perdas de desempenho e paradas da produção, até a fabricação de produtos de má qualidade e a poluição ambiental.
Durante muitos anos, os gestores utilizaram indicadores financeiros para avaliar o desempenho dos negócios, pessoas, áreas administrativas e operacionais, sendo essas medidas representadas por unidades monetárias ou porcentagens. Segundo Cardoza et al. (2003), esses métodos tradicionais são criticados por muitos pesquisadores, por considerarem que esse tipo de informação não