incêncio
CENTRO TECNOLÓGICO – CTC
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
ECV 5644 – INSTALAÇÕES II
PROFESSOR: LUIS ALBERTO GOMEZ
1. INTRODUÇÃO
O objetivo de um projeto de sistema anti-incêndio é criar dispositivos capazes de detectar, informar onde iniciou e debelar com presteza um incêndio, evitando danos materiais e perdas de vidas. Regulamentam os sistemas anti-incêndio as normas de segurança contra incêndios do CBSC (Corpo de Bombeiros de Santa Catarina) - Decreto n°4909 de 18 -10 -94, publicado no Diário Oficial n°15042 de 19 -10 -94. Da ABNT, Instalações Hidráulicas contra Incêndio, sob comando, por hidrantes e mangotinhos - NBR 13714: 1996.
2. CLASSIFICAÇÕES DO EDIFICÍO SEGUNDO A NBSC
2.1. SEGUNDO A OCUPAÇÃO
De acordo com o Art. 10 da NSCI/94, para a determinação de medidas de Segurança Contra Incêndios, as edificações são classificadas em 12 tipos. O edifício do Departamento de Arquitetura e Urbanismo é classificado como tipo VI - Escolar (escolas, creches, jardins e congêneres).
2.2. QUANTO AO RISCO DE INCÊNDIO
Segundo o Art. 27 da NSCI/94, para efeito de determinação dos níveis de exigências dos sistemas de segurança contra incêndios, as edificações serão classificadas em função da ocupação, da localização e da carga de fogo. De acordo com o Art. 27 da NSCI/94, as edificações escolares estão classificadas como Risco Leve de incêndio.
Considera-se como Risco Leve também as edificações Comerciais quando em um único pavimento ou, quando edificações Mistas, com via de circulação independente daquela que serve o fluxo residencial, e que comportem Carga de Fogo média estimada menor do que 60 kg/m2 (quando se tratar de várias instalações comerciais numa mesma edificação, considera-se para efeito de carga computada, o somatório delas)
3. CÁLCULO DA CARGA DE FOGO
3.1. CARACTERÍSTICAS DO EDIFÍCIO
Área por pavimento 470 m2
Número de pavimentos 4
Área total 1908 m2
Altura