Segurança do Trabalho - Contra Incêncios
P. E. Pascon
Introdução
1. Sistemas para evitar explosões
Explosão é um evento normalmente abordado quando procedemos na análise de perigo e risco em plantas industriais.
As condições que favorecem este evento podem fazer parte da operação normal do processo em questão; ou então, surgirem como decorrência de situações anormais. As conseqüências de uma explosão podem ser das mais variadas: queimaduras em seres vivos, fatalidades, ignição de outras partes da instalação, fusão e colapso de estruturas, ruptura total de vasos, deslocamento de equipamentos e prédios, projeção de mísseis, efeito dominó, etc.... Além da intensidade do fenômeno em si, os danos causados também serão função do tempo de exposição, tipo de construção, distância e perfil biológico.
1.A Controle da mistura explosiva
A equipe envolvida com um determinado projeto ou responsável pela operação de uma determinada planta, precisa antes de tudo, definir qual será a filosofia de proteção a ser adotada, ou seja, se o sistema de proteção atuará antes, durante ou após a explosão.
Com base nesta divisão podemos considerar e avaliar medidas que evitem explosões; medidas que funcionem simultaneamente ao curso da explosão, o qual se resume a alguns mili-segundos; e medidas que tenham efeito a partir do momento em que o evento está próximo do seu final, objetivando reduzir conseqüências posteriores.
A decisão pelo sistema de proteção mais apropriado, e qual será sua base de projeto, deverá estar baseada em critérios lógicos e admissíveis, de acordo com as possibilidades, mas sobretudo considerando as possíveis conseqüências da explosão.
Esta técnica implica no controle da presença, quantidade ou concentração de qualquer um dos componentes da mistura, ou na adição de outros componentes.
O primeiro passo para este controle é através de uma concepção adequada da instalação e da implementação de procedimentos para operação e