Ciências Sociais
O trabalho a seguir foi desenvolvido seguindo as etapas exigidas e os critérios de pesquisa. Foram feitas pesquisas em sites, livros e acrescido de opiniões dos executores do mesmo.
Ao final deste trabalho, esperamos que fique claro toda a trajetória social, as relações de indivíduo e sociedade, assim como os meios para se viver melhor e tratar os conflitos existentes no meio em que vivemos.
I – Cultura, Indivíduo e Sociedade
Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.
Cultura na língua latina, entre os romanos tinha o sentido de agricultura, que se referia ao cultivo da terra para a produção.
Cultura também é definida em ciências sociais como um conjunto de idéias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade.
Cultura em filosofia é explicada como um conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou o comportamento natural. Já em Biologia, a cultura é uma criação especial de organismos para fins determinados. Na antropologia é compreendida como a totalidade dos padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano.
A principal característica da cultura é o mecanismo adaptativo que é a capacidade, que os indivíduos tem de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando , perdendo e incorporando outros aspectos, procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.
O indivíduo é que forma a sociedade, é através de suas ações que a sociedade será boa ou degenerada.
Toma-se por Indivíduo um representante da espécie. Esse termo não é