relatorio de segurança
No dia 15 de outubro foi feita uma visita técnica á construtora ESTELA MARES, com o intuito de avaliar os ricos e as irregularidades do local , tendo como base as visitas campais ,a documentação do local e relatorios feitos pelos antingos respósaveis da construtora.
Ao chergamos no local para a seguinte avaliação , nos deparamos com inumeros erros e riscos alí presentes , erros inadmissíveis aos olhos de um bom técnico , dando inicio á visita , pedimos todos os documentos que comprovem a total existência da obra e o concedimento para a construção cedidos pela prefeitura local . Ou seja , o alvará de funcionamento assinado pelo engenherio responsavel por toda a extenção da obra e pelo secretário da prefeitura local. Pedimos também documentos que são de extrema necessidade e importancia em uma empresa de grande porte , como por exemplo , o APR (analise preliminar de risco ) e o Mapa de risco , documentos esses que a empresa não possui , ao percebermos que o local não possuia os requisitos e docomentos necessarios , decidimos conversar com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes-CIPA , para cobrarmos deles explicações logicas para a situação em que se encontrava o local , mais infelismente a construtora também não tem . Esses foram as irregularidades que encontramos apenas no escritório.
Partimos então para o canteiro de obra , onde a situação não poderia ser diferente , lá encontramos trabalhadores arriscando suas vidas em meio aos materias de construção que era amarzenados de farma totalmente inadequada .Tivemos como guia o Técnico em Segurança responsavél pela obra , que respondeu todas as nossas perguntas sobre as condições de trabalho a que os funcionarios estavam sendo submetidos , o mesmo respondeu que não havia comunicação entre funcionarios e supervisores, o que só dificulta ainda mais a situação a que fomos expostos , perguntamos ao técnico se ele mantia o contanto assiduo com os trabalhadores e se ele sabia da importancia que