NR 18
Estabelece diretrizes de ordem adiministrativa, de planejamento de organização, que objetivam a complementação de medidas de controle e sintomas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil.
Principais causas de acidentes: Quedas de obejetos, manutenção elétrica, quedra de altura, soterramento, serra circular, carregamento de peso.
Esta norma comtempla:
Àrea de vivência: Devem compor de vazos sanitários, papel Higiênico, porta com trinca inteira, divisórias altas. (minimo 1,80), descarga, chuveiro com piso antederrapante, sabonetes, cabides para toalha, lavatórios, água potavel e lixeiras.
Alojamentos: Boa iluminação, área de ventilação, número de camas suficiente, armários com ventilação (individual e com tranca)
Refeitórios: Mesas e cadeiras suficiente para todos os colaboradores.
Cozinha: Pisos de parede de facil limpeza, boa iluminação, ventilação, avental e gana para o cozinheiro, coleta de lixo com tampa.
Escavações: Escadas de rampas para escape em profundidade superior a 1,25 m
Carpintaria: Serra circular em mesa estável, com proteções nos discos, EPI adequado, extintores de incêncio próximo ao local.
Armações de aço: Cortar e dobrar em bancadas estáveis, pisos nivelados e não escorregadios, sem circulação de pessoas, cobertura resistente para proteção e iluminação, vergalhões com as pontas protegidas.
Escadas: corremão, rodapé, sem ressaltos entre piso e do terreno e passarela.
Medidas de proteção contra quedas e altura: Guarda corpo e rodapé, telas de proteção, sinalização.
Movimentação de transporte de materiais e pessoas: Fixar placa no elevador de material com carga máxima e proibição de transporte de pessoas.
Instalações elétricas: Quadros trancados, identificados, protegidos contra impacto sem fixação desprotegida, executada por profissional habilitado.
EPI: Forncidos