Eletrônica - Dessoldagem
Ferro de Solda:
É um dispositivo eléctrico que tem como base de funcionamento a transformação de corrente eléctrica em calor que é fornecido através de uma resistência, com o qual podemos unir ou separar duas partes metálicas.
O circuito e o funcionamento de um ferro de solda é muito básico. É somente uma resistência bobinada e montada sobre um tubo de material refratário, ou seja, um tubo que suporta temperaturas elevadas. O interior deste tubo tem uma ponta metálica na extremidade, com boa condutibilidade térmica (que deixa passar bem o calor), como é o exemplo do cobre. É esta ponta que vai derreter a solda que será usada para unir os componentes electrónicos, condutores, etc.
Estrutura do ferro de solda:
Existem diversos tipos de ferros de solda, que são classificados de acordo com sua potência(watts), quanto mais potência, mais calor em menos tempo, nesse laboratório utilizamos o ferro de solda do tipo Lápis, que possuem pequenas dimensões e uma baixa potência, de apenas 30 W.
Alicate:
Existem diversos tipos de alicates, que são distinguidos um do outro por sua função. Nessa experiência(26/09 e 19/09 de 2013) utilizamos os alicates apenas:
Para servir de suporte para o ferro de solda (já que o suporte original dele estava em falta no laboratório), para que o ferro não queimasse a mesa ou causasse qualquer outro tipo de acidente.
Para ajudar a retirar os componentes dessoldados da placa de forma que não danificasse o componente.
Utilizamos, o seguinte modelo:
Placa de Circuitos:
Para fazermos a dessoldagem utilizamos uma placa de circuitos, danificada, que não poderia mais ser utilizada.
‘’As placas de circuito são compostas de um isolador (geralmente de fibra de vidro), com fios de material condutor, em uma base que lembra um tabuleiro. O isolador pode consistir de uma ou várias camadas de material colado em uma única entidade. Estas camadas adicionais podem servir para vários fins, incluindo o