Inclusão
Construindo uma sociedade inclusiva para todos
Livaneyde Maria Lins
Professora: Cláudia Roberta Chiodini
Faculdade Metropolitana de Guaramirim – FAMEG – UNIASSELVI
Pedagogia (PED - 9821) –Pedagogia da Educação Infantil
28/11/2011
RESUMO
O trabalho a seguir tem por objetivo descrever dois capítulos do o livro Inclusão: uma sociedade para todos, do assistente social e consultor de reabilitação Romeu Kazuni Sassaki, publicado pela editora WVA. No primeiro capítulo vem tratar sobre as pessoas com qualquer deficiência e sua inclusão na escola e sociedade; já no segundo capítulo ele fala sobre essas pessoas e as oportunidades no mercado de trabalho, seus desafios, barreiras na conquista deste espaço tão privilegiado.
Palavas- chave: Inclusão. Sociedade. Mercado de Trabalho.
1 INTRODUÇÃO
Nem todos têm as mesmas oportunidades. Ao falarmos sobre inclusão numa sociedade voltada para a exclusão, nos remete que, estaremos sempre numa luta e por uma conscientização que aos poucos vão mudando o modo de pensar das pessoas sobre aquelas pessoas com deficiência.
Ao falarmos sobre práticas sociais, vemos que a sociedade vem passando por várias fases, e sendo assim ela excluiu as pessoas com deficiência, passando a atendê-las em instituições como escolas especiais, entre outros, assim evitando pensar em incluí-las como é de direito, conforme a Constituição Federal do Brasil.
Logo depois disso, veio a prática da integração realizada pela própria pessoa que, pela própria luta diária passou a utilizar espaços sociais e físicos, mesmo esse último precisando de algumas modificações para seu uso, como era o caso de locais de trabalho e escolas no ensino regular.
Passado alguns anos, entre movimentos, assembléias, entre outros, com a segunda lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a integração escolar teve um certo destaque, onde o processo tradicional de adequação do aluno às estruturas física,