Inclusão
ARTMED ed., Porto Alegre (RS), 1999.
[pic]A publicação do Brasil de Inclusão: um guia para educadores é muito bem-vinda neste momento em que a discussão de tema tão polêmico está se espalhando dos nossos espaços educacionais para a opinião pública em geral.
O impacto que a inclusão tem causado no meio escolar, nas instituições especializadas e entre os pais de alunos com e sem deficiências provocou o aparecimento de muitas dúvidas e vieses de compreensão que estão retardando a implementação de ações em favor da abertura das escolas para todos os alunos.
Preconceitos, antigos valores, velhas verdades, atitudes e paradigmas conservadores da educação ainda ocultam o verdadeiro sentido dessa inovação.
A grande contribuição do presente texto é, pois, a de esclarecer os interessados, especialmente as famílias e os educadores, sobre aspectos fundamentais da inclusão escolar.
Nesse sentido, encontramos em cada um de seus capítulos uma resposta, uma sugestão, uma novidade, uma provocação, enfim, dos seus organizadores e colaboradores.Mas as idéias, as situações práticas que os autores nos apresentam constituem, ao nosso ver, muito mais do que um guia para os educadores concretizarem a inclusão: trata-se de material de grande valor e utilidade, rico em possibilidades e de transformação das escolas em suas dimensões pedagógicas, culturais, sociais e humanitárias.
O livro surpreende pela ousadia de seus posicionamentos e práticas educacionais e desafia-nos a enfrentar a inclusão pelo rompimento de nossas concepções tradicionais de uma boa escola e de um bom aluno.
Escrito por vários autores, tem a seguinte organização de temas:
Parte I - Origens
1. Fundamentos do Ensino Inclusivo.
2. Visão Geral Histórica da Inclusão.
3. A Inclusão como uma Força para a Renovação da Escola.
Parte II - Estratégias Básicas
4. Dez Elementos Críticos para a Criação de Comunidades de Ensino.
5. MAPs,