Inclusão
Após a constatação de que grande parte das escolas publicas e do seu corpo docente não tem preparo para se adaptar ao diferente e nem busca uma melhor qualificação para isso, me senti instigada a saber mais sobre o que pode ser feito e como pode ser feito uma verdadeira inclusão dentro das escolas, desde a educação infantil, para assim termos uma inclusão social.
A inclusão que funciona
Mais do que criar condições para os deficientes, a inclusão é um desafio que implica mudar a escola como um todo, no projeto pedagógico, na postura diante dos alunos, na filosofia...
Inclusão: "conjunto das pessoas portadoras de deficiência está incluso no conjunto de pessoas", porém na prática há diferentes posturas oriundas de influências sócio-política-cultural e psicológicas, contrárias a este fato natural e espontâneo.
Integrar: no sentido etimológico, do latim integrare, significa formar, coordenar ou combinar num todo unificado (unido).
Integração: significou ato o processo de integrar.
A Constituição Brasileira de 1988 garante o acesso ao ensino fundamental regular a todas as crianças e adolescentes, sem exceção, e deixa claro que a criança com necessidade educacional especial deve receber atendimento especializado complementar, de preferência dentro da escola. A inclusão ganhou reforços com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, e com a Convenção da Guatemala, de 2001, que proíbem qualquer tipo de diferenciação, de exclusão ou de restrição baseadas na deficiência das pessoas.
Legislação que regulamenta a Educação Especial no Brasil
-Constituição Federal de 1988 - Educação Especial
-Lei nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBN
-Lei nº 9394/96 – LDBN - Educação