Inclusão
ESCOLA E INCLUSÃO
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Psicologia da Educação: Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares; Educação e Tecnologia em Educação; Cidadania, Diversidade: Relações Étnico-Raciais; Seminário Interdisciplinar III.
Profs. Edilaine Vagula; Sandra Vedoato; Vilze Vidotti; Cyntia Simioni; Fabio Luiz e Carlos Eduardo Gonçalves.
O trabalho visa analisar o Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Nair Melo Franco Ribeiro e propor uma discussão sobre o tema inclusão e diversidade.
A entrevista contém perguntas direcionadas ao entendimento de como a escola lida com situações de diversidade, bullying e outros tipos de preconceito dentro da escola e comunidade em geral além de fazer um estudo sobre o PPP da escola, sobre a utilização de recursos diferenciados para o trabalho com alunos com necessidades especiais.
Embora não seja de sua exclusiva responsabilidade, a escola tem papel fundamental na garantia do acesso à educação de qualidade aos alunos com deficiência. Nessa perspectiva, cumpre à comunidade escolar, de maneira crítica e sistemática, conjugar esforços e desenvolver ações no sentido de criar condições que possibilitem o desenvolvimento educacional desses sujeitos.
Construir o PPP, além de ser um compromisso da escola com a qualidade da educação na medida em que sistematiza as intenções da prática pedagógica é também o cumprimento de um dispositivo legal. A Lei 9.394/96 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) define no Artigo 12, como incumbência dos estabelecimentos de ensino, a elaboração e execução de sua proposta pedagógica, indicando no Artigo 14, como princípio da gestão democrática, a participação de toda a comunidade escolar nesse processo.
O propósito desse trabalho é analisar o papel do Projeto Político Pedagógico no que se refere