inclusão
Dione Lolis**
Jane Cristina Franco de Lima***
* Pesquisa realizada pelos 72 alunos e coordenada pelos 2 docentes da disciplina “Serviço Social e Investigação da Realidade Social” (2a série do diurno e noturno), do Curso de Serviço Social, da Universidade Estadual de Londrina, nos meses de setembro à novembro de 1997, nas favelas, núcleos de favelas e assentamentos próximos ao Jardim Marabá, Região Leste de Londrina.
** Assistente Social, professora do Departamento de Serviço Social/UEL. Mestranda em Serviço Social pela PUC-SP.
*** Assistente Social. Mestre em Educação pela UEM-PR
RESUMO
Este artigo analisa a evasão escolar e a demanda potencial pelo ensino de 1a a 4a séries do ensino fundamental em comunidades da região leste de Londrina, com base em pesquisa realizada por alunos. Aproxima os alunos de uma das expressões da questão social.
Palavras-chave – Evasão escolar, demanda escolar, educação, ensino fundamental.
INTRODUÇÃO
Os dados coletados buscam contribuir com a comunidade no enfrentamento de uma questão social ainda presente em nossa sociedade: o abandono escolar e a ausência de políticas públicas que dêem conta de resolver o problema, principalmente nas camadas mais pobres. A pesquisa tinha por objetivos detectar a evasão escolar de crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 14 anos e a demanda potencial daqueles que ingressariam na 1a. série no ano seguinte e apresentar os dados de evasão e demanda à comunidade, para que esta pudesse dar encaminhamento junto ao órgão responsável. Quanto aos alunos, a pesquisa tinha como objetivo proporcionar aos mesmos a vivência do processo de conhecimento sensível da realidade social; possibilitando, através da experiência da observação e aproximação a compreensão da realidade social, o conhecimento das formas de enfrentamento da questão social pelo Estado – as políticas públicas, bem como, conhecer a iniciativa da