inclusão
CURSO: Bacharelado em Serviço Social
TURMA: 11273
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Serviço Social II
SUPERVISORA ACADÊMICA: Graça Mendes
CAMPO DE ESTÁGIO: E.E.I.E.F. Flávio Portela Marcílio
SUPERVISORA(S) DE CAMPO: Débora Cândida Maia de Lima Monique Joelma Tavares
“Incluir é Preciso”
Francisco Gilson Alves
Renata Maria Rodrigues Ramos
Sherlyane Aguiar
Novembro/2013
1. SUMÁRIO
2. APRESENTAÇÃO:
Este Projeto de Intervenção vem com a proposta de orientar os pais e/ou responsáveis das crianças atendidas pelo NAPE, no que diz respeito à inclusão social. Justifica-se esta escolha a partir da necessidade de orienta-los sobre a importância da inclusão social, que muitos desconhecem como sendo um direito de seus filhos assegurado por Políticas Públicas específicas. Ressalta-se por isso a importância de os cuidadores, no caso, as famílias, conhecerem e compreenderem os direitos relativos à pessoa com deficiência. Acredita-se que a informação constitui-se ferramenta essencial na busca pela efetivação de tais direitos. O locus da intervenção será a Escola Flávio Portela Marcílio, no município de Caucaia, no qual o NAPE está instalado.
3. APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO:
E.E.I.E.F. Flávio Portela Marcílio/ NAPE – Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado.
Seu objetivo é oferecer atendimento especializado nas áreas pedagógica e terapêutica a alunos com deficiência e altas habilidades/superdotação, das escolas municipais de Caucaia promovendo o acesso e a permanência do aluno no ensino regular. Atua no município de Caucaia com capacidade aproximadamente de 120 crianças/adolescentes.
Sua equipe técnica é formada por Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia e Professora especialista em atendimento com alunos com altas habilidades/superdotação.
O NAPE oferece