Inclusão social e esporte
INTRODUÇÃO
A capoeira é uma arte genuinamente brasileira com traços marcantes da cultura negra e indígena, foi introduzida no Brasil no tempo da escravidão devido a uma necessidade de libertação de um povo massacrado pelos imigrantes europeus daquela época que se instalaram aqui e apropriaram-se de nossas riquezas.
Depois de séculos de resistência, a capoeira teve grandes evoluções no seu contexto histórico-cultural, passando de luta de liberdade para capoeiragem ou luta marginal sendo por muitos anos considerado crime a sua prática. Após este terrível período a capoeira sai do código penal e se torna um esporte nacional. Atualmente a capoeira tem uma ótima aceitação tanto no Brasil como no exterior sendo desenvolvida a sua prática em mais de 130 países. Aqui no Brasil a capoeira vem sendo trabalhada em várias instituições de ensino, como: creches, escolas públicas e privadas, academias, projetos sociais e até mesmo em universidades. A cada dia vem se formando mais profissionais nesta área, pois sabem eles de sua importância e da capoeira no processo de formação cultural, social e educacional das crianças e adolescentes.
Com tanta relevância no cenário nacional e mundial, em 2008 a capoeira foi inserida no rol dos patrimônios culturais do Brasil pelo instituto do patrimônio histórico e artístico nacional através do registro da roda de capoeira e do ofício dos mestres de capoeira, incluindo respectivamente no livro das formas de expressão e no livro dos saberes (IPHAN, 2009), considerada uma das manifestações culturais mais ricas da humanidade, esta expressão genuinamente brasileira oferece uma vasta diversidade de opções de utilização e um enorme potencial de intervenção em inúmeros setores da sociedade.
Além de luta, esporte, cultura e educação já são mais que constatados os benefícios proporcionados pela prática da capoeira: desenvolvimento