Esporte na inclusao social
É de extrema importância à preocupação com as crianças instruindo-as corretamente para sociedade, evitando problemas futuros como, por exemplo, a criminalidade. O esporte se torna uma opção para elas, principalmente as que, por um fator biológico, tem maior facilidade neste tipo de aprendizado.
Mas também é relevante a existência de uma variedade nos setores esportivos ampliando as opções de escolha desses jovens.
Foi provado cientificamente que existem pessoas que sentem mais prazer ao praticar esporte que outras, liberando uma maior quantidade de endorfina que causa uma sensação prazerosa. Essa característica biológica vem sendo aproveitada pelos praticantes de esportes que fazem disso um trabalho, onde sobrevivem dele a partir dos patrocinadores gerando renda para vários setores.
Com isso servindo de exemplo e ajudando crianças/jovens a responder aquela pergunta que você teve que responder um dia: o que você vai ser quando crescer ?
Neste último é imprescindível a pluralidade no setor, ampliando a escolha e facilitando a inclusão do jovem na sociedade a partir do esporte. A construção de Pista de skate, quadras de futebol/basquete são alguns dos exemplos que, se bem elaborados, causariam impactos positivos. São esses locais que acontecem os campeonatos amadores trazendo “olheiros” que transformam esse hobby em profissão para os jovens.
Ao se torna profissional esse ex-amador vira exemplo para outros, implicando em uma cadeia cíclica. Esse processo é importante principalmente em comunidades carentes onde o ídolo de um jovem deixa de ser um traficante local e passa a ser aquele ex-amador que veio das mesmas condições que este