Trabalho amapa
Dentro da cultura regional do estado do Amapá, podemos entender sua cultura por alguns pontos específicos: suas manifestações populares (danças, festas, músicas, folclores e expressões linguísticas).
Dentre as manifestações populares se têm o Boi-bumbá, Marabaixo e inclusive Festas religiosas como o Sírio de Nazaré, pois está entre as maiores riquezas do folclore amapaense, resgatando os traços marcantes da cultura indígena, africana com raízes religiosas.
1.1 Boi-Bumbá
Por ser uma tradição comum no norte do país, nessa festa do Boi-Bumbá as pessoas participantes vestem fantasias e dançam para relembrar a história do boi que ressuscita graças à intervenção do pajé, um feiticeiro indígena.
“A festa conta a história de uma mulher grávida que tem o desejo de comer a carne do boi preferido do patrão do marido dela. O marido, para satisfazer a vontade da esposa, mata o animal, mas o dono descobre. Inconformado com a morte do seu boi preferido, o patrão ordena ao peão que dê um jeito de trazer de volta o animal vivo. O homem então pede ajuda ao pajé. Quando a mágica acontece, todos dançam alegremente em volta do boi” .
Todavia, a festa do boi-bumbá não é realizada apenas no estado do Amapá, mas é uma festa do norte do país que tenta resgatar nas pessoas sua alegria diante do cotidiano e o desejo de ser herói, mediante os desafios que aquelas pessoas simples enfrentam em seu dia a dia.
1.2 Marabaixo
Essa festa é uma homenagem ao Divino Espírito Santo sendo criada na espoca dos escravos que fora trazidos pra aquela região do Macapá por volta do séc. XVIII para construir a fortaleza de São José, que seria uma festa religiosa. Contudo essa pratica foi passada pelos escravos e a seus descendentes.
“A festa começa no domingo de Páscoa e dura meses. O ponto alto da festa, por exemplo, acontece no começo de novembro, com o Encontro dos Tambores, em Macapá. Durante