Pesquisa
INTRODUÇÃO
O processo de desenvolvimento, a partir do crescimento econômico provocou a destruição do meio ambiente e por consequência, do homem. Assim os movimentos socioambientais entenderam que se fazia necessário uma mudança da matriz de produção, que respeitasse o homem e a natureza. Mas sem frear o crescimento econômico. Esse impasse vem para a discussão na arena mundial, e emerge numa nova tendência social econômica e ambiental, o desenvolvimento sustentável.
O desenvolvimento sustentável vem como forma contemporânea da libertação da sociedade, e tem na educação um papel importante um método de mudança social. Mas a educação, por si só, não é capaz de transformar a sociedade rumo à emancipação social. Mas entender a complexidade do processo em que a educação é uma das partes é necessário, pois é essencial para o capital, manter os trabalhadores ativos, visto que é pelo trabalho produtivo que ocorre o crescimento econômico do capitalismo, a partir disso se tem então, questionamentos e alguns deles se fizeram necessários de compartilhamento: mas afinal qual é a relação entre trabalho, educação, capitalismo e o desenvolvimento sustentável.
Existe relação entre educação e trabalho? A educação hoje escamoteia ideais capitalistas? Em que sentido a educação pode contribuir para o desenvolvimento sustentável? Neste viés, e a propósito deste artigo vamos conceituar trabalho, depois tecer relações entre trabalho, educação, capitalismo e o desenvolvimento sustentável.
1 EDUCAÇÃO E TRABALHO: AS POSSIBILIDADES ECONÔMICAS NO ESTADO DO AMAPÁ
1.1 BRASIL – UM PAÍS EM PLENA EVOLUÇÃO ECONOMICA Entre 1930 e 1980, partindo de uma base econômica eminentemente agrícola, o Brasil registrou um dos mais elevados níveis de crescimento mundial. Nesse período, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu a uma taxa média recorde de 7,0% ao ano, o que colocou o Brasil, no inicio da década de 80, na invejável posição de 8ª