Amostragem
A amostragem é o estudo de um pequeno grupo da população que você deseja conhecer, ou seja, é uma técnica de pesquisa onde o sistema de amostra é utilizado para representar a população pesquisada, com margem de erro aceitável.
Em pesquisa de marketing, as amostras são muito utilizadas para representar o universo pesquisado. Existem várias vantagens de se trabalhar com amostras. Uma delas é que, dependendo das proporções da população em estudo, é praticamente impossível pesquisar todo o universo. É inviável aplicar uma pesquisa em todo o universo, devido aos erros decorrentes de se trabalhar com um número grande de entrevista dos, em relação a tabulação dos questionários e o custo que isso traria para o cliente.
É necessário um planejamento da amostra de uma pesquisa de marketing, por ser uma etapa que exige muita atenção, por isso é fundamental determinar com precisão as características da população em estudo, da qual será extraída a amostra.
Técnicas amostrais
As técnicas amostrais se dividem em dois grupos: Amostras probabilísticas e Amostras não probabilísticas.
Amostras probabilísticas
Nas amostras probabilísticas, utilizam-se os conceitos da estatística, pois todos os elementos têm a mesma probabilidade de serem selecionados para a amostra. Existem quatro procedimentos de amostras probabilísticas: simples, estratificada, sistemática e por conglomerado.
Probabilística simples
Os elementos para amostras são escolhidos aleatoriamente e a amostra é escolhida por meio de sorteio, ou seja, se precisamos de uma amostra de um determinado universo, no mínimo as pessoas entrevistadas devem ser desse universo.
Essa é a técnica mais perfeita para se obter uma amostra representativa, porém impraticável quando a população é muito grande.
Probabilística estratificada
Subdividem a população em estratos, por exemplo, classe social, idade, etc. Após os estratos serem determinados, os elementos da amostra