Interceptação de água e infiltração no solo
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
HIDROGEOGRAFIA
MANAUS – AM
JULHO – 2010
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
INTERCEPTAÇÃO DE ÁGUA E INFILTRAÇÃO NO SOLO
Trabalho realizado para obtenção de nota parcial da disciplina Hidrogeografia, ministrada pelo Docente Naziano Filizola, da Universidade Federal do Amazonas.
MANAUS – AM
JULHO – 2010
INTRODUÇÃO
O trabalho que se segue tem como finalidade principal apontar questões referentes ao tema Interceptação de água e Infiltração no solo, busca-se dessa forma explicar com clareza a importância dos elementos que compõe esse tema.
A água é um dos elementos físicos mais importantes na composição da paisagem terrestre, interferindo na fauna e flora, e interagindo com os demais elementos da natureza e seu meio.
O ciclo hidrológico não se constitui em uma simples seqüência de processos, mas sim em um conjunto de fases as quais representam os diferentes caminhos através dos quais a água circula na natureza.
A cobertura florestal no ciclo hidrológico é condicionada pelo retardamento da água em direção aos cursos de água por meio de processos de interceptação que permitem a reciclagem de água pela atmosfera e retenção por parte do solo.
Como já foi visto perante o exposto temos como finalidade fazer um paralelo entre os termos água, ciclo hidrológico e solo, buscando com tudo isso mostrar a importância que a vegetação exerce na conservação do solo.
INTERCEPTAÇÃO DE ÁGUA E INFILTRAÇÃO NO SOLO
O ciclo hidrológico é o fenômeno global de circulação fechada da água entre a superfície terrestre e a atmosfera, impulsionado fundamentalmente pela energia solar associada à gravidade e à