Impermeabilização de solos
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
ANA PAULA PEREIRA DE OLIVEIRA MASCARENHAS
DEPENDÊNCIA E ADAPTAÇÃO
Recife
2013
ANA PAULA PEREIRA DE OLIVEIRA MASCARENHAS
DEPENDÊNCIA E ADAPTAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Química Ambiental; Geologia e Geomorfologia Ambiental.
Orientador: Prof.
Recife
2013
INTRODUÇÃO
A palavra impermeabilização tem um sentido diferente pare cada pessoa conforme sua profissão, instrução ou ponto de vista. O Dicionário Aurélio dá a seguinte definição:
"Processo pelo qual se torna impermeável um tecido, um papel, um revestimento," etc. A impermeabilização tem como objetivo impedir a passagem de água, podendo contê-la ou direcionar para o local que assim desejar, porém, o solo tem sido impermeabilizado cada vez mais, agindo de tal maneira que está provocando vários danos ambientais, como por exemplo: enchentes, deslizamentos de encostas,... Descreveremos neste trabalho as causas da impermeabilização, os danos e quais soluções para esta.
DeSENVOLVIMENTO
Nos últimos anos temos visto o aumento populacional cada vez mais desorganizado e concentrado nos centros urbanos e este, sendo feito sem um planejamento urbano, tendo em vista as características como impermeabilização dos solos e esta conduz a diversos prejuízos ambientais como a poluição hídrica e atmosférica, alta geração de resíduos, perda de biodiversidade e redução da cobertura vegetal. O solo é considerado um dos principais recursos naturais, mas, devido o crescimento urbano desordenado e este causando a impermeabilização deste, daí este tem