Impermeabilização dos solos
IMPERMEABILIZAÇAO DOS SOLOS
Trabalho apresentado ao Curso Gestão ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Dependencia e adaptação.
Campinas
2013
INTRODUÇÃO
A concentraçao populacional nos centros urbanos e sua falta de planejamento, aliada a caracteristicas como a impermeabilizacao do solo, conduz a diversos prejuizos ambientais como a poluicao hidrica e atmosferica, alta geracao de residuos,perda de biodiversidade e reducao da cobertura vegetal. Alem destas, uma das principais consequencias do processo de urbanizacao é a degradacao do recurso solo, seu assoreamento e a ocorrencia de erosao.
O solo e considerado um dos principais recursos naturais, contudo, com o crescimento urbano desordenado, o solo tem se tornado um recurso secundario e, na maioria das vezes, nao sao consideras suas caracteristicas e potencial de uso, inviabilizando-os para o desenvolvimento vegetal. O processo de urbanizacao acelerado tem provocado um excesso de superficies impermeabilizadas, que reduzem a infiltracao de aguas das chuvas, aumentando os riscos de erosao, compactacao e deslizamentos de solos, bem como alagamentos de corregos e ruas. A arborizacao das cidades age amenizando os efeitos causados pela urbanizacao. Tem capacidade de reduzir a poluicao atmosferica e sonora, reduzir os efeitos das ilhas de calor, melhorar o microclima, fornecer alimento e abrigo para as aves e insetos, colaborando com a manutencao da biodiversidade e participar do ciclo hidrologico contribuindo para o controle de enchentes e inundacoes.
Apesar de seus beneficios, o estabelecimento de vegetais na malha urbana é um processo complexo e delicado, pois o meio urbano nao e o habitat mais adequado para as plantas. Nas cidades, ocorrem problemas bem diversificados e realmente limitadores de