Impermeabilização do solo
INSTITUTO FEDERAL SUL RIO-GRANDENSE CURSO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES PFA DISCIPLINA: PROJETO TOPOGRAFICO
Impermeabilização de Fundações
NOME (S): Juliana Machado; Miriam Silva; Thais Piegas
TURMA: 4M
PROFESSOR: Marcelo
DATA: 14/01/2010
Impermeabilização
Os romanos e os incas já empregavam albumina (clara de ovo, sangue, óleos, etc.) para impermeabilizar saunas e aquedutos. Também no Brasil, nas cidades históricas, existem igrejas e pontes em perfeito estado de conservação, nas quais a argamassa de assentamento das pedras foi aditivada com óleo de baleia, utilizado como plastificante, visando a obtenção de estruturas menos permeáveis. Atualmente, dispomos de produtos desenvolvidos especialmente para evitar a ação indesejada da água. Com o auxílio de tais produtos, a impermeabilização representa uma pequena fração do custo e do volume de uma obra, quando planejada anteriormente.
Importância da Impermeabilização
As principais funções da impermeabilização são:
- Aumentar a vida útil das estruturas;
- Impedir a corrosão das armaduras do concreto;
- Proteger as superfícies da umidade, manchas, fungos, etc.
- Garantir ambientes salubres;
- Preservar o patrimônio contra o intemperismo.
IMPERMEABILIZAÇÃO CUSTA APENAS DE 1% A 3% DO VALOR DA OBRA. É UMA BOA RELAÇÃO DE CUSTO-BENEFÍCIO. SE VOCÊ DEIXÁ-LA DE LADO, PODE TER QUE DESEMBOLSAR DE 10% A 15% DO VALOR DA CONSTRUÇÃO EM REPAROS.
TIPOS DE IMPERMEABILIZACÃO
Relativamente à forma e aos materiais usados em sua execução, existem três tipos principais de impermeabilizações: - Rígidas - Plásticas ou elásticas - Laminares.
Rígidas
As impermeabilizações rígidas são os concretos que se tornam impermeáveis pela inclusão de um aditivo, e os revestimentos com argamassas, tratados da mesma forma.
Plásticas ou elásticas
São impermeabilizações