IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO
Gestão Ambiental
Rodrigo Zanerati monico
Impermeabilização do solo
DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG
sinop
2013
Rodrigo Zanerati Monico
Impermeabilização do solo
DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG
Trabalho apresentado ao Curso (Introdução a Gestão Ambiental) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Gestão Anbientão].
Prof. Cristina Célia Krawulski
Sinop
2013
No Brasil, o processo de urbanização acelerada ocorreu após a década de 1960, devido às alterações das relações de trabalho no campo e na cidade, que tiveram como conseqüências o êxodo rural e o crescimento das cidades brasileiras. Mas, infelizmente, o aumento da população urbana e a ampliação das cidades não foram acompanhados do crescimento adequado de toda a infra-estruturar urbana, de modo a proporcionar aos habitantes um sistema de saneamento adequado.
Dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), do ano 2000, mostraram que o Brasil apresentava uma taxa de população urbana de aproximadamente 82%, próxima à saturação, sendo que 13 cidades já possuíam mais de um milhão de habitantes. Segundo Popclock (2009) a população mundial de nossos tempos já é de 6.789.901.681 habitantes e deverá dobrar até o ano de 2100. Este crescimento populacional é altamente preocupante, principalmente se analisarmos a população urbana separadamente.
Segundo Fontes (2003) o processo de urbanização traz profundas modificações no uso do solo, que por sua vez causam marcas permanentes nas respostas hidrológicas das áreas urbanizadas, apresentando os efeitos mais notáveis no aumento do escoamento superficial e na diminuição da infiltração, o que tem como conseqüência direta a ocorrência de inundações urbanas.
Considerando o ciclo hidrológico da água, este é dividido em oito fases básicas, sendo