Inclusão na educação
Pamela Michely Rios Kiill
Professora - Paula Graziele de Jesus
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 0717) – História da Educação
03/04/2013
RESUMO
Incluir crianças com necessidades educativas especiais (NEE) nas escolas, ainda é uma tarefa muito árdua, já que infelizmente vivemos em uma sociedade preconceituosa, onde a discriminação é muito presente, fato que prejudica o professor na aprendizagem desse aluno, tendo em vista, que há uma diferenciação na metodologia de ensino para com eles. Outro fator encontrado é a quantidade de escolas que possuem professores qualificados para lidar com crianças especiais, não são todas, mas a causa está na quantidade de professores especializados, ainda existe uma grande resistência nessa área, muitos não se arriscam por medo de não conseguir e o preconceito, afinal não é uma tarefa fácil, exige muito comprometimento, amor, carinho e paixão pela área.
Palavras-chave: Inclusão. Discriminação. Qualificação.
1 INTRODUÇÃO
Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, portaria nº 948), de forma alguma pode-se haver, discriminação ou diferenciação, na educação e no tratamento, seja por parte do professor ou da sociedade, para com as crianças com NEE. Mas infelizmente, sabemos que a realidade é outra, ainda existe o preconceito e é ele que dificulta o acesso dessas crianças á escola.
A legislação brasileira garante a todos o direito à escola, em qualquer nível de ensino, e prevê, além disso, o atendimento especializado a crianças com necessidades NEE. A maior barreira encontrada por essas crianças está dentro de casa, muitos pais não conhecem seus direitos e por causa disso, negligenciam a educação de seus filhos. Tendo em vista que a inclusão de crianças com NEE na educação, não é um assunto muito discutido na mídia, a falta de informação sobre o assunto ainda é