Educação e inclusão
História licenciatura
emerson rodrigues de lima viana.
Educação inclusiva
Santa Vitória do Palmar
2013
emerson rodrigues de lima viana.
Educação inclusiva
Trabalho apresentado à disciplina de Políticas Educacionais, Psicologia da Educação, Educação e Inclusão, Língua Brasileira de Sinais e Seminário III do curso de História Licenciatura, da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como avaliação parcial.
Prof. Raquel, Carlos Eduardo, Edilaine, Sandra e Gleiton.
Santa Vitória do Palmar
2013
INTRODUÇÃO
A educação é feita de paradigmas, ou seja, modos de conceber e compreender a realidade. Atualmente, o mais novo paradigma educacional é a inclusão escolar, que defende a escola regular como espaço educacional de todos os alunos. Nasceu para se contrapor ao paradigma da exclusão escolar, em que alguns alunos eram segregados da escola regular por apresentarem características diferentes das esperadas pela instituição escolar. Nesta perspectiva, a escola regular deve estar apta para receber todos os alunos, independente das características que possam apresentar. Ela é o espaço educacional que deve ser usufruído por todos. Os alunos não devem mais ficar de “fora da escola” e mais do que isso, não devem mais ser segregados em espaços escolares diferenciados ou mesmo excluídos dentro da classe comum.
No processo de implantação da politica de inclusão inclusiva no Brasil, são muitos os desafios encontrados, mas a falta de preparo dos professores e professoras ganha destaque quando o tema é abordado. O reconhecimento de dificuldades na formação docente para a educação inclusiva deve ser não uma justificativa para os fracassos, mas um motor para a construção de experiências bem-sucedidas, onde a educação é de qualidade e verdadeiramente para todos. A parceria entre universidades e escolas públicas e privadas seria um bom começo, não no sentido da universidade trazer um