Inclusão de deficientes no ensino superior
O avanço para a qualidade de ensino para pessoas portadoras com deficiencia especial, deve ser continuo, sabendo que, todo e qualquer ambiente que recepcione pessoas devem ser apropriados e preparados para receber pessoas com qualquer tipo de deficiencia. Começando pela estruturação de acesso e locomoção no ambiente. Um aluno cadeirante ou com deficiencia visual, precisará sem duvidas de acessos mais faceis para se locomoverem dentro da instituição. Cabe a instiuição ter responsabilidade em prmover o bem estar de seus alunos em geral, e principalmente respeitar as leis que os permitem ter um ensino digno e de qualidade.
A instituição tambem deverá estar ciente dos direitos dos seus alunos portadores de deficiencia, das condições que os mesmos precisam ter em aula, em relação a material especifico, em casos que precisem, colocar a disposição do aluno um acompanhante, pôr seu corpo docente ciente da situação, para que não haja discriminação por parte do professor, e que o mesmo possa ajudar o aluno em dificuldades que ele possa ter, e respeitar todos os limites que estas pessoas possam ter.
A faculdade é a grande ponte para o mercado de trabalho, e sabendo da dificuldade que um portador de deficiencia possa ter em relação a ingressar em um emprego, a instutuição tem toda a obrição de cumprir seus deveres em realação a qualidade de ensino do aluno deficiente, para que ele saia totalmente capacitado como qualquer um outro aluno. O fato de a instituição desrespeitar os direitos e não se apropriar para a inclusão destes, existirá a destimulação para o estudo, e