DEFICIENTES VISUAIS: O ACESSO E OS MECANISMOS OFERECIDOS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Acadêmico: Victor Hugo Naglis Vieira
Professor - Tutor Externo: Magda Simone de Toni
RESUMO: O presente texto tem como objetivo demonstrar o acesso oferecido pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) para com os Deficientes Visuais. Embora ainda existam desafios nesse campo, a Educação a Distância (EAD) veio contribuir para a inclusão e a efetivação das leis que amparam as pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior. Com o avanço da tecnologia por meio do sincronismo destaca-se a importância da tecnologia computacional para acessibilidade do deficiente visual em virtude da informação, sob a ótica da área da interação humano-computador. Estima-se que um acadêmico deficiente para receber uma educação dita de qualidade, precisará de algumas medidas específicas que deverão ser tomadas para promover o seu acesso ao conhecimento. Desse modo, a produção procura mostrar que os cursos oferecidos pela EAD na UFMS buscam-se diminuir a discriminação e ampliar a possibilidade de acesso à sala de aula virtual fortalecendo cada vez mais os mecanismos existentes.
Palavras - chaves: Educação a Distância. Mecanismos. Acessibilidade e Deficientes Visuais.
1. INTRODUÇÃO:
O artigo tem como ponto de partida, apresentar à educação a distância como política de inclusão, identificando elementos que favoreçam o acesso dos acadêmicos com deficiência nos cursos ofertados na modalidade à distância pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pressupõe em seu artigo 80, o desenvolvimento e a veiculação de programas de Ensino a Distância que a cada dia há uma crescente preocupação com a sociedade inclusiva e com os direitos que devem ser cada vez mais amparadas por meio de políticas públicas.
Para ter uma educação inclusiva dentro da