engenharia
4. ANEXO........................................................................................................................................9
1. INTRODUÇÃO
No dia 18/03/2014 realizou a primeira aula prática no laboratório de materiais de construção civil com a professora Nivia Nascimento, foram apresentados todos os equipamentos que foram utilizados no laboratório. O cimento Portland é um produto obtido da pulverização do clinker, constituído essencialmente por silicatos hidráulicos de cálcio,certa proporção de sulfato de cálcio natural eventualmente adições. Ele é um ligante hidráulico constituído por pós muito finos que, amassados com água, formam uma pasta cujo endurecimento se dá apenas pela reação química entre pó e água. A finura do cimento está relacionada ao tamanho dos grãos de produto, podendo ser definido pelo tamanho dos grãos, pelo valor da superfície especifica (soma das superfícies dos grãos contidos em um grama de cimento).
Quanto mais fino o cimento ele terá maior resistência mecânica, principalmente nas primeiras horas, maior velocidade de hidratação, originando endurecimento mais rápido, maior trabalhabilidade devido à homogeneidade da pasta, maior impermeabilidade, maior envolvimento dos grãos de agregado pela pasta, menor exudação do concreto, maior tempo de moagem, aumentando o custo do cimento, maior sensibilidade ao fissuramento devido a maior liberação de calor, maior consumo de água.
O fenômeno da pega do cimento compreende a evolução das propriedades mecânicas da pasta no início do processo de endurecimento, propriedades essencialmente físicas, consequente, entretanto, a um processo químico de hidratação.
A caracterização da pega dos cimentos é feita pela determinação de dois distintos, o tempo de inicio e o tempo de fim de pega. Os ensaios são feitos com pasta de consistência normal, é usado o aparelho Vicat, esse aparelho mede-se, em última análise, a resistência à penetração de uma agulha na pasta