Seja você
Conclui-se que a inclusão do deficiente auditivo ou surdo no ensino superior é muito mais do que apenas criar vagas e proporcionar recursos, é necessário que a Universidade e a sociedade sejam inclusivas, que assegurem igualdade de oportunidades e conte com professores capacitados com a educação de todos.
O procedimento de coleta de dados ocorreu a partir da análise documental, pesquisas que mobiliza no apoio ao deficiente auditivo ou surdo em sua inserção no ensino superior, e quais as maiores dificuldades que o mesmo enfrenta neste processo. Verificação de como as instituições de ensino superior está inserindo estes estudantes, bem como constatar as dificuldades enfrentadas pelo mesmo em sua inserção no ensino superior.
Em nossa sociedade a inclusão é uma questão muito preocupante, tentamos de várias formas conviver com as diferenças e minimizá-las. Várias medidas são tomadas neste intuito, tentando garantir a inclusão das pessoas com deficiência auditiva ou surdas no cotidiano familiar, social e institucional.
A relação instituição de ensino e aluno portador de deficiência auditiva ou surdo, bem como a relação deste com a sociedade precisa ser melhorada, pois para estas pessoas um atendimento digno é aquele que compreende a sua necessidade especial. O bloqueio que existe na comunicação prejudica o vínculo social e a educação dos portadores desta deficiência. Imagina-se que a presença do intérprete solucionaria todos os problemas de comunicação, entretanto, verifica-se que nem sempre