OS DESAFIOS DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA
NO ENSINO SUPERIOR
Bruna Maria. Maiolini
Lucilena Ap. Barbosa
Lucélia Regina Chinaglia
Vera Aparecida Ramos
RESUMO
Este artigo discute os resultados de uma pesquisa realizada na Instituição de nivel superior na cidade de Araras-SP, que teve como objetivo identificar os indicadores que determinam a construção de um ambiente inclusivo. Tem como proposta apontar as principais dificuldades de alunos com deficiencia, bem como proporcionar por meio de acompanhamento e adaptações em intervenção do serviço social melhorias no convívio deste publico com os colegas de sala, professores e funcionários durante o período da graduação. Através de um mapeamento do numero de alunos e tipos de deficiências matriculados na Instituição, pudemos fazer um diagnóstico da realidade referente ao processo de inclusão, e a partir da identificação desse panorama, criamos um projeto de intervenção juntamente com a Reitoria da Instituição, Comunidade de Extensão, Serviço Social e alunos envolvidos, estabelecendo prioridades para assim podermos desenvolver ações de inclusão social de acordo com as necessidades de cada aluno.
Palavras chave: Inclusão, Pessoa com Deficiência e Ensino Superior.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda a Inclusão do Deficiente no Ensino Superior, direito adquirido perante a lei e a democracia, expresso na Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Base 9394/96 que garante um capitulo exclusivo para a Educação especial, o capitulo V (Cury, 2001), como também na Declaração de Salamanca, documento político internacional de suma importância, produzido por mais de 300 representantes de 92 governos e de 25 organizações internacionais, realizada na cidade da Espanha, no ano 1994. Este recebe destaque também na Conferencia Mundial sobre a Educação Superior- (UNESCO 1998).
Este trabalho foi produzido por meio de uma pesquisa documental formada pelo estudo de artigos científicos, livros e sites,