Inclusão de crianças com tgd no ensino regular.
Andréa de Souza Cordeiro*
Juceli Alexandre da Silva*
Juliana Zicatti Santana Marcolla*
Prof°.Dr. Maria da Salete Sachweh.**
RESUMO
Este trabalho tem por temática os Transtornos Globais do Desenvolvimento, e suas relações com a educação, visando facilitar a inserção de crianças com TGD no ensino regular, de forma que desenvolvam sua aprendizagem. A inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais, abrangendo as portadoras de deficiência nas escolas de ensino regular tem seus direitos amparados conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96. No entanto, a concretização da Lei esbarra em inúmeras dificuldades uma vez que a inclusão implica mudanças no atual paradigma escolar, a escola tem que estar aberta a diversidade, e isso engloba inovação das práticas de ensino regular e ensino especiais, proporcionando deste modo ações inclusivas. Contudo é pertinente compartilharmos algumas observações da realidade vivenciada em sala de aula, e uma breve visão de como auxiliar para o sucesso da inclusão. PALAVRAS-CHAVES: Inclusão; Educação especial; Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). INTRODUÇÃO Neste estudo tratamos sobre a questão da Inclusão de Crianças com Transtorno Global do Desenvolvimento no Ensino Regular - TGD.
Sobre a questão proposta, no meio escolar, discutem-se, frequentemente, quais benefícios esses alunos acrescentam ou recebem, nos sistemas inclusivos de ensino, devido às acentuadas necessidades especiais características e individuais, em seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Destacamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996) que dedica todo o capítulo V à educação especial, nas suas entrelinhas condenam a exclusão social. Também, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC (BRASIL, 2002, p.17), os movimentos que defendem uma escola inclusiva demonstram:
[...] grande