Inclusão de crianças com necessidades especiais na escola
Titulo: A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS ESCOLAS REGULARES E NA SOCIEDADE Subtítulo INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INT. SANTA BARBARA MUNICIPIO DE PALMAS TO.
Autores: Barros, Zilda Gomes. Costa, Irene Alves. De Jesus, Denisia Nunes Alecrim. Rodrigues, Enitilene Gomes.
Credenciais: Acadêmicos do 8º período do curso de Pedagogia da Fundação Universidade do Tocantins– Unitins, Palmas To.
Palmas TO, Outubro 2011.
RESUMO O presente trabalho aborda as questões que norteiam a aprendizagem e as políticas públicas de inclusão dos portadores de necessidades educativas especiais em escolas regulares. O Brasil está muito bem alicerçado por leis que visam garantir que todas as crianças com necessidades especiais estejam incluídas no sistema regular de ensino, porém, existem dúvidas que deverão ser sanadas para, que futuramente tenhamos realmente uma política inclusiva. Na prática, ainda tem muitas dúvidas quanto a melhor pedagogia a ser adotada, a socialização desses novos alunos, a recepção e distribuição destes em salas de aula. Este estudo buscou, através de pesquisas bibliográficas, fundamentações teóricas e pesquisas de campo, e contribuir com as respostas de muitas dúvidas existentes quanto ao tema inclusão, visando à aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais em escola regulares.
Palavras-chave: 1. Inclusão 2. Necessidades educativas especiais 3. Aprendizagem
INTRODUÇÃO Em virtude das novas leis que norteiam a inclusão no Brasil, desde 2010 as escolas regulares assumiram a Educação Básica de todas as crianças, jovens e adultos portadores de necessidades educativas especiais que estiverem em idade escolar. Instituições com projetos responsáveis por essas pessoas, não poderão mais oferecer o ensino fundamental, como por exemplo, a APAE que alfabetizavam e