Projeto a inclusão da criança portadora de necessidades especiais nas escolas regulares
1.1. Título Provisório: A Inclusão da Criança Portadora de Necessidades Especiais nas Escolas Regulares
2. OBJETO
2.1. Tema: Inclusão escolar
2.2. Delimitação do Tema: A Inclusão da Criança Portadora de Necessidades Especiais nas Escolas Regulares
2.3. Formulação do Problema: Como se apresenta o processo de inclusão, nas escolas regulares, das crianças portadoras de necessidades especiais?
3. OBJETIVOS
3.1. Geral: • Verificar o significado da inclusão dos portadores de necessidades especiais nas escolas de ensino regular, atualmente.
3.2. Específicos: • Fazer um estudo histórico da educação inclusiva no Brasil; • Fazer um estudo sobre os direitos garantidos ao aluno com necessidades especiais; • Apontar os fatores que podem dificultar a prática inclusiva; • Verificar até que ponto os profissionais da rede pública de ensino (professores, orientadores e demais funcionários) estão treinados para receberem alunos portadores de necessidades especiais.
4. JUSTIFICATIVA A relevância desta investigação consiste em ampliar o conhecimento de professores, adquirindo uma visão prática da realidade das propostas pedagógicas das escolas, para atender este processo que ora se inicia, respeitando o direito de igualdade e oportunidades de todo cidadão.
5. UNIVERSO DA PESQUISA Escolas de ensino regular que atendam aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
6. METODOLOGIA Será feita uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas e jornais, e também em sites da Internet, onde procuraremos assuntos referentes ao tema.
8. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2001. CEB/CNE. Brasília, DF: Imprensa Oficial, 2001.
Carvalho, R. Edler. A Nova LDB e a Educação Especial. Rio de Janeiro: WVA Editora, 1997.
COLL, César; PALACIOS, Jesus & MARCHESI, Álvaro (org.). Desenvolvimento psicológico e educação: