Custos
A TEORIA DA MOCROECONOMIA TRATA BASICAMENTE DOS FLUXOS DE BENS E SERVIÇOS DAS FIRMAS PARA OS CONSUMIDIRES, DOS FLUXOS DOS RECURSOS PRODUTIVOS DOS SEUS PROPRIETÁRIOS PARA AS FIRMAS, DA COMPOSIÇÃO DESES FLUXOS. O OBJETIVO BÁSICO DA TEORIA DA MICROECONOMIA É RESPONDER PERGUNTAS COMO:
• O QUE DETERMINA O PREÇO DOS BENS E SERVIÇOS?
• O QUE DETERMINA A REMUNERAÇÃO DO TRABALHADOR?
• O QUANTO DE CADA MERCADORIA SERÁ PRODUZIDA?
• A MANEIRA QUE O INDIVÍDUO GASTA SUA RENDA?
DEMANDA INDIVIDUAL: A DEMANDA É UM DESEJO QUE A PESSOA TEM EM ALGO, NÃO QUE ELA O POSSUA E PARA QUE HAJA DEMANDA O INDIVÍDUO TEM QUE DISPOR DE RENDA PARA CONSEGUIR O QUE DESEJA.
OS FATORES QUE INFLUENCIAM A DEMANDA SÃO O PREÇO DO BEM, O SALÁRIO DO CONSUMIDOR, O GOSTO, O PREÇO DOD BENS RELACIONADOS E AS EXPECTATIVAS SOBRE PREÇOS, RENDAS OU DISPONIBILIDADE.
MAS TODOS ELES PODEM VARIAR SIMULTANEAMENTE, FICANDO MAIS DIFÍCIL DE AVALIAR ISOLADAMENTE O EFEITO DELES SOBRE A DEMANDA. DA MESMA FORMA, SE QUISERMOS SABER DE QUE MANEIRA MUDANÇAS NA RENDA AFETAM A DEMANDA DE UM DETERMINADO BEM, FAZEMOS A SUPOSIÇÃO DE QUE APENAS A RENDA VARIA, MANTENDO OS OUTROS DETERMINANTES CONSTANTES. ASSIM O CONSUMIDOR AVALIA O GOSTO, PREFERÊNCIA, O PREÇO DOS BENS RELACIONADOS, SUAS EXPECTATIVAS, DEPOIS DE VER SE ESSES DETERMINANTES PERMANECEM ESTÁVEIS, AÍ SIM ELE SE DISPÕE A COMPRAR O BEM.
LEI GERAL DA DEMANDA: A LEI GERAL DA DEMANDA DIZ QUE A QUANTIDADE DEMANDADA DE UM BEM OU SERVIÇO, EM QUALQUER PERÍODO DE TEMPO VARIA INVERSAMENTE AO SEU PREÇO, ISSO É, TODA VEZ QUE PREÇO SOBE A QUANTIDADE DE DEMANDA DIMINUI, ENQUANTO SE O PREÇO CAI A DEMANDA AUMENTA.
A RELAÇÃO INVERSA ENTRE PREÇO E QUANTIDADE QUE DETERMINA A INCLINAÇÃO NEGATIVA DA CURVA DE DEMNADA SE DEVE A DOIS FATORES:
• EFEITO SUBSTITUIÇÃO: É QUANDO O PREÇO DE UM BEM AUMENTA ENQUANTO O PREÇO DE BENS SIMILARES CONTINUAM OS MESMOS, FAZENDO QUE O CONSUMIDOR SUBSTITUA PELO BEM MAIS ACESSÍVEL.
• EFEITO RENDA: SE O PREÇO DE UM BEM DIMINUIR