Inclusão de alunos com Síndrome de Down
Disciplina: INICIACAO A PESQUISA CIENTIFICA
Tutora: JANDIRA FERREIRA
Aluna: ELIANE DA GUIA HURTADO
RA: 1069671
Unidade: 4/5/6
Atividade (x) Interatividade ( )
Nota:
Inclusão de alunos com Síndrome de Down
Introdução
Síndrome de Down Ou Trissomia 21, e um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra ou parcialmente. Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down em 1866.
Geralmente a Síndrome de Down esta associada a algumas dificuldades de habilidades cognitivas e desenvolvimento físico assim como aparência facial. O presente trabalho foi inspirado por experiência de uma aula de campo que realizei junto a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Rosário Oeste – MT, escola especial onde se trabalha com a educação infantil e com ensino fundamental, onde representa momentos marcantes para seus pais e para os alunos e com isso sabe-se que quando a inclusão é feita, a socialização começa a se dar de maneira muito fluida.
Desenvolvimento
O nosso modelo de educação tem um padrão que não contribui muito para a inclusão dos alunos com Síndrome de Down, pois o desenvolvimento da criança (aluno) ocorre em um ritmo mais lento que os das demais crianças normais embora tenham esse ritmo lento não impede que a criança aprenda suas tarefas diárias e participe da vida social, não que a criança com SD possa resolver problemas abstratos que são complicadas para ela e sim para tarefas simples de serem executadas. A criança deve ser educada e disciplinada como qualquer outra criança, mas com um maior cuidado e atenção, pois a crianças demorara mais para aprender as coisas. E tanto a família como os professores devem ser pacientes e insistir por que a criança (aluno) vai progredir em seu próprio ritmo.
Nós futuros professores temos uma cooperação fundamental para o sucesso da inclusão da criança na escola e na sociedade, pois nos vamos detectar no dia-a-dia quais ajustes podem e devem ser feitos no ambiente