Tema: a inclusão escolar de alunos com síndrome de down em escolas regulares
JUSTIFICATIVA:
A aprovação da Lei de Diretrizes Educacionais - LDB (Lei 9394/96) estabeleceu, entre outros princípios, o de "igualdade e condições para o acesso e permanência na escola" e adotou nova modalidade de educação para "educandos com necessidades especiais." Desde então, a temática da Inclusão vem rendendo, tanto no meio acadêmico quanto na própria sociedade, novas e acaloradas discussões embora, ainda, carregue consigo sentidos distorcidos.
Como se sabe, o referencial de pessoas que vivem segregadas acarreta o desenvolvimento de sentimentos preconceituosos, aumentando a visão de mundo estereotipado. Neste contexto, a escola especial priva esses indivíduos de expandir suas relações sociais e impede que seus esforços intelectuais cresçam. O portador da síndrome de Down, e todo aquele com necessidades especiais, precisa antes de qualquer coisa, pertencer à sociedade, ser parte integrante e respeitado em suas limitações e alcances.
Por outro lado, "...atualmente, no ensino regular, a criança deve adequar-se à estrutura da escola para ser integrada com sucesso. O correto seria mudar o sistema, mas não a criança. No ensino inclusivo, a estrutura escolar é que se deve ajustar às necessidades de todos os alunos, favorecendo a integração e o desenvolvimento de todos, tenham NEE ou não" (Schwartzman, p253)
OBJETIVO GERAL:
Verificar como se dá a inclusão de alunos com síndrome de down em escolas regulares.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Analisar o que significa inclusão;
• Conhecer o que é Síndrome de Down;
• Verificar quais os fatores que facilitam ou inibem o aprendizado de alunos com síndrome de Down;
• Pesquisar se escolas regulares estão tendo boa aceitação no processo de inclusão de portadores com síndrome de Down.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Segundo SCHWARTZMAN (1999), a síndrome de Down é marcada por muitas alterações associadas, que são observados em muitos casos. As