Monografia Jean 1
Prof. Orientador
Universidade Norte do Paraná
Prof. Membro 2
Universidade Norte do Paraná
Prof. Membro 3
Universidade Norte do Paraná
agradecimentos
É difícil agradecer a todos que de, algum modo, fizeram parte da minha vida nesse período tão gratificante e esclarecedor.
Ao Prof. , meu orientador e amigo de todas as horas, que acompanhou
Ao Prof. ........
Á Profª...
Aos professores que contribuíram...
CAMACHO FELIX, Jean Carlo. Reflexão sobre o tema; inclusão do portador de síndrome de down no âmbito escolar, 2012. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (especialização em Educação Física Escolar) – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Norte do Paraná, Londrina, 2012.
RESUMO
O campo da inclusão fundamenta-se na concepção de diferenças, algo da ordem da singularidade dos sujeitos que acessam esta mesma política. Dentro desse contexto, as pessoas com necessidades de educação especial e a sua inclusão na escola são temas de muito debate. No que concerne o portador de síndrome de down, as pessoas que possuíam essa síndrome eram considerados como retardados e incapazes. Sabe-se atualmente que a síndrome se trata de uma alteração genética e que os portadores, embora apresentem algumas dificuldades podem ter uma vida normal e realizar atividades diárias da mesma forma que qualquer outra pessoa. A inclusão de crianças com síndrome de Down em escolas regulares tem sido muito pesquisada, e os resultados têm apontado a existência de muitos estigmas e estereótipos sobre o processo de ensino e desenvolvimento das mesmas. Consequentemente, debates e reflexões como o proposto por esse trabalho são importantes contribuições a respeito do tema. Embora a inclusão social seja um direito adquirido, uma questão de cidadania, ainda não aconteceu de fato. Mais estudos com uma pesquisa mais abrangente e sistematizada devem ser conduzidos para