Inclusao
RESUMO
A temática abordada deve-se as muitas dificuldades e desafios, encontrados hoje no tão discutido cenário da Inclusão Escolar, repleto de ambigüidades, contradições e precariedades. Esta pesquisa propõe um enfrentamento na construção de uma escola inclusiva dentro da realidade brasileira. O processo de inclusão no ensino, de crianças e jovens com necessidades especiais de aprendizagem, exige, antes de tudo, uma mudança de atitude, não só dos professores, mas de toda comunidade escolar. A escola deveria ser um espaço para transformações, deixando de lado as diferenças, o erro, as contradições e dando espaço a colaboração mútua e a criatividade diante da problemática que gira em torno da inclusão. Tendo como priori a inclusão do aluno com deficiência auditiva e o desafio encontrado por ele e a comunidade escolar diante dessa tão esperada inclusão, além de um breve histórico de como a inclusão evoluiu com o passar dos anos e o que ainda tem para mudar no âmbito de aumentar conhecimento, estimular o questionamento e o respeito, e quebrar o paradigma da inclusão que atualmente é um desafio na construção da “tal” escola para todos.
Palavras Chave: Inclusão. Escola. Deficiência auditiva.
INTRODUÇAO
Encontra-se muitas dificuldades no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, e elas se tornam ainda maiores quando se trata de pessoas surdas, pois o processo de ensinar e de aprender se sustentam quase que exclusivamente na comunicação oral.
Quando se trata de inclusão, a sociedade, de maneira geral, e a escola, de maneira particular, necessitam se adaptar para receber as crianças em seu meio. Existe resistência tanto por parte da família, como da escola, quanto a quebra do paradigma da inclusão, mas com conhecimento e respeito, ambos podem extrair o melhor dessas experiências sociais, que promovem crescimento de si