energia alternativa
Esse projeto consumiu investimentos de R$ 5,5 milhões. Outra iniciativa é o tratamento do líquido que resta da produção de leite em pó e de outros produtos lácteos fabricados pela empresa. Tratamos a água extraída do leite e a devolvemos limpa à natureza, diz Hamilton Antunes, vice-presidente de gestão e finanças da Embaré
No projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) desenvolvido pela Embaré, o biogás, composto principalmente de metano, gerado na Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI), é conduzido a um gerador e a partir de sua combustão é transformado em energia elétrica, utilizada para a manutenção de toda a ETEI. Ao queimar o metano, a usina evita a emissão de 8400 toneladas de CO2 na atmosfera e a recuperação do gás proporciona a geração de aproximadamente 670 MW/ano. O sistema é considerado como uma das melhores alternativas para evitar o avanço do aquecimento global.
Reciclagem de resíduos industriais
O programa de reciclagem de resíduos industriais tem como objetivo oferecer adequada destinação aos resíduos, reduzindo ao máximo o impacto ambiental. Tecnicamente, consiste em reaproveitar, reciclar ou aterrar os resíduos gerados pela empresa. Essa conduta demonstra o comprometimento com a responsabilidade ambiental e sistema de gestão NBR ISO 14001.
Estação de Tratamento de