Inclusa O Social E Digital
Inclusão social é uma ação que combate a exclusão social, geralmente ligada a pessoas de classe social, nível educacional, portadoras de deficiência física, idosas ou minorias raciais entre outras que não têm acesso a varias oportunidades.
Incluir é processo para a construção de um novo tipo de sociedade, através de transformações, sejam elas: pequenas e grande, nos ambientes físicos ( Espaços internos e externos, equipamentos, aparelhos e meios de transportes ) ,na estrutura educacional, da saúde, do trabalho, do lazer, e na mentalidade de todas as pessoas, e portanto, também do próprio portador de necessidades especiais.
As pessoas com deficiência devem ser vistas pelo seu potencial, suas habilidades e outras inteligências e aptidões. Levando em conta que ela é tão capaz quanto qualquer um de nós.
Hoje há muitas leis e decretos que visam garantir os direitos e necessidades dos portadores de deficiência. Existem hoje em todo mundo cerca de 500 milhões de pessoas com deficiência. De 25 milhões de brasileiros, 14,5% da população nacional tem algum tipo de deficiência.
São homens, mulheres, crianças e jovens que em muitos casos não tem assegurados seus direitos mais básicos : de ir e vir, de estudar, ao lazer. Se somarmos à estes números os familiares, amigos e profissionais da área, podemos concluir que uma importante fatia da população tem que lidar e também sofre com as dificuldades impostas ao deficiente. Quanto mais sistemas comuns da sociedade adotarem a inclusão mais cedo se completara a construção de uma verdadeira sociedade para todos: a sociedade inclusiva.
INCLUSÃO DIGITAL
Inclusão digital pode ser considerada como democratização das tecnologias. Esse assunto tem sido muito repercutido no Brasil pelas dificuldades encontradas para a implantação.
Incluir uma pessoa digitalmente não apenas "alfabetizá-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre a informática seja útil para melhorar seu quadro social.